Promovex Engenharia - Proteção Radiológica
Compartilhe
Promovex é uma empresa que produz argamassa baritada, portas para proteção radiológica e visor de raio-x, fornecendo para diversas clínicas e hospitais. Havia a necessidade de fotografar os produtos que produzem, para ilustrar o site e enviar a clientes.
Na conversa inicial com o representante da empresa, chegamos à definição, por meio de referências visuais, de que todos os produtos seriam fotografados em fundo inifinito neutro, dando total destaque aos produtos. Eu levaria o fundo infinito até a fábrica do cliente (localizada em Atibaia), montaria os esquemas de luz e fotografaria em série. No entanto, não seria simples como parece.
As portas de proteção radiológica eram muito pesadas, impossibilitando que fossem colocadas sobre o fundo infinito e também não seria possível deixá-las levantadas verticalmente (em pé) de forma segura. Era um problema que precisava ser solucionado imediatamente. Decidi que as fotografaria deitadas, posicionando a câmera e as luzes em ângulos que pudessem dar a impressão de que as portas estavam levantadas, tendo em mente como seria feito em estúdio. Com essa decisão, eu sabia que teria que recorrer a recursos de pós-produção.
A pós-produção, feita em Lightroom e Photoshop, consistiu em: revelação digital, criar fundo infinito virtual, recortar os produtos, compor os quadros, limpar as cenas, remover sombras que não faziam sentido com o novo posicionamento dos produtos, criar novas sombras mais coerentes, equilibrar os diferentes níveis de luminosidade, harmonizar as cores, aplicar nitidez e dar saída em diferentes formatos de arquivos para atender diferentes aplicações.
Foto original, feita com a porta no chão e câmera alinhada já tendo em mente o que seria feito na manipulação digital.
Foto finalizada, após revelação em Lightroom e manipulação em Photoshop.
Destaco a importância de se ter diferentes conhecimentos técnicos e tentar manter a mente aberta para poder raciocinar e concluir como contornar imprevistos. A produção fotográfica nem sempre ocorre exatamente como planejado, mas independentemente disso, a situação deve ser negociada para o resultado desejado ser alcançado. Como a exemplo desse relato, só foi possível entregar o resultado pretendido, através da percepção da situação, misturada a diferentes experiências e conhecimentos.
Posteriormente, foi pedida a criação de uma marca d'àgua com o logo da empresa para ajudar a proteger as fotos.
Ao entregar as fotos finalizadas, o cliente respondeu: "Ficaram ótimas, Daniel! Era exatamente o que precisávamos, ficaram até melhores do que eu esperava". Portanto, missão cumprida! É sempre gratificante ter esse tipo de retorno, pois confirma que o meu trabalho solucionou as dores do cliente e, melhor ainda, até superou as expectativas dele.
Foto original.
Foto finalizada.
Daniel Guedes: fotógrafo comercial, fotógrafo institucional e fotógrafo publicitário em São Carlos SP e Atibaia SP.